Introdução
Este guia tem como objetivo apresentar e explicar a nova funcionalidade Carta de Crédito disponível no VipERP. Através desta ferramenta, os usuários poderão cadastrar títulos financeiros e utilizá-los para abater total ou parcialmente o valor das vendas durante o processo de finalização. O conteúdo aborda desde o cadastro da carta de crédito, até sua utilização na finalização de vendas.
Habilitando a funcionalidade
Se for a primeira vez utilizando a funcionalidade, ela estará desabilitada para todos os usuários. Será necessário ativá-la para começar a usar. A seguir, detalhamos o processo para realizar essa configuração inicial:
- Acesse seu sistema de gestão e navegue até CRM > Cadastro > Usuário.
- Selecione o usuário desejado e clique em Editar.
- Na seção de permissões, expanda as opções seguindo esta ordem: Gestão > Financeiro > Carta de Crédito.
- Ative o campo em brando da Carta de Crédito e pressione em salvar, para seu usuário ter acesso a nova aba.
Pronto! A ferramenta estará disponível para uso após essa configuração.
Cadastro da Carta de crédito
Para acessar a aba, siga o caminho no sistema de Gestão: Financeiro > Carta de Crédito > Títulos.
Com a nova janela aberta, clique em Incluir para iniciar o cadastro, preenchendo as informações necessárias.
- Plano de Contas: Para a inclusão de uma carta de crédito avulsa, o plano de contas utilizado será sempre Receita Antecipada – Carta Crédito.
- Forma de Pagamento: A seleção da forma de pagamento é obrigatória, sendo bloqueado utilizar o meio de pagamento Crédito Loja.
- Seleção de Cliente: A escolha do cliente não é obrigatória. No entanto, caso um cliente não seja selecionado, será necessário preencher o campo Nome do Beneficiário.
Ações Automáticas ao Incluir uma Carta de Crédito
- Movimentação de Carta de Crédito: É criado um registro para servir como histórico da operação.
- Movimentação de Conta Corrente: É adicionado um registro que contempla o valor incluído no caixa interno da empresa.
Ao preencher todos os campos de acordo, pressione Salvar para concluir o cadastro.
Utilização da carta de crédito na finalização da venda
Conclusão
A funcionalidade de Carta de Crédito no VipERP oferece uma solução prática para gerenciar títulos financeiros, permitindo que os usuários utilizem este recurso para abater total ou parcialmente o valor das vendas durante o processo de finalização. Com a prévia configuração, a ferramenta simplifica tanto o cadastro quanto o acompanhamento das operações, oferecendo flexibilidade nas formas de pagamento e facilitando a visualização das transações concluídas.
Com isso, finalizamos a apresentação, caso ainda tenha alguma dúvida sobre o conteúdo apresentado, entre em contato com a nossa equipe de suporte clicando aqui .
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Última Edição: 10/01/2025