Introdução

Este guia tem como objetivo apresentar e explicar a nova funcionalidade Carta de Crédito disponível no VipERP. Através desta ferramenta, os usuários poderão cadastrar títulos financeiros e utilizá-los para abater total ou parcialmente o valor das vendas durante o processo de finalização. O conteúdo aborda desde o cadastro da carta de crédito, até sua utilização na finalização de vendas.

Habilitando a funcionalidade

Se for a primeira vez utilizando a funcionalidade, ela estará desabilitada para todos os usuários. Será necessário ativá-la para começar a usar. A seguir, detalhamos o processo para realizar essa configuração inicial:

  1. Acesse seu sistema de gestão e navegue até CRM > Cadastro > Usuário.
  2. Selecione o usuário desejado e clique em Editar.
  3. Na seção de permissões, expanda as opções seguindo esta ordem: Gestão > Financeiro > Carta de Crédito.
  4. Ative o campo em brando da Carta de Crédito e pressione em salvar, para seu usuário ter acesso a nova aba.

Pronto! A ferramenta estará disponível para uso após essa configuração.

Cadastro da Carta de crédito

Para acessar a aba, siga o caminho no sistema de Gestão: Financeiro > Carta de Crédito > Títulos.

Com a nova janela aberta, clique em Incluir para iniciar o cadastro, preenchendo as informações necessárias.

  • Plano de Contas: Para a inclusão de uma carta de crédito avulsa, o plano de contas utilizado será sempre Receita Antecipada – Carta Crédito.
  • Forma de Pagamento: A seleção da forma de pagamento é obrigatória, sendo bloqueado utilizar o meio de pagamento Crédito Loja.
  • Seleção de Cliente: A escolha do cliente não é obrigatória. No entanto, caso um cliente não seja selecionado, será necessário preencher o campo Nome do Beneficiário.

 

Ações Automáticas ao Incluir uma Carta de Crédito

  1. Movimentação de Carta de Crédito: É criado um registro para servir como histórico da operação.
  2. Movimentação de Conta Corrente: É adicionado um registro que contempla o valor incluído no caixa interno da empresa.

Ao preencher todos os campos de acordo, pressione Salvar para concluir o cadastro.

 

Utilização da carta de crédito na finalização da venda

  • Seleção de Meio de Pagamento: Escolha a opção Outros para definir a forma de pagamento como Carta de Crédito.

  • Busca dos registros cadastrados:
    • Utilize as teclas F2 ou Enter (com o campo vazio) para buscar uma carta de crédito.
    • Se inserir o número de controle e pressionar Enter, o sistema tentará localizar a carta de crédito correspondente.

  • Alteração do Valor do Pagamento: É possível ajustar o valor do pagamento no campo apropriado.

Caso o saldo disponível do titulo seja inferior ao valor do pagamento, o sistema exibirá uma mensagem de aviso, e caso o usuário confirme clicando em Sim, o sistema ajustará automaticamente o campo R$ Valor do Pagamento para o valor total disponível na carta de crédito. Por exemplo, se o valor total da venda for R$180 e a carta de crédito cadastrada possuir um saldo de R$100, o sistema alterará o valor do pagamento para R$100, restando R$80 a serem pagos.

Atenção
O valor do pagamento não pode exceder o restante a pagar da venda, nem ser igual a 0. Não é permitido selecionar a mesma carta mais de uma vez para a mesma venda. Nesse caso, como mostrado na imagem acima, não seria possível inserir a mesma duas vezes, mesmo que o valor total fique dentro do limite estipulado, como no exemplo de lançar a mesma carta de R$100 em duas parcelas de R$50. No entanto, é possível utilizar mais de uma carta de crédito para uma única venda.

Ao finalizar a venda, se o título for utilizada por completo, seu registro no gestão alterará a cor e o seu saldo será atualizada para ZERO, indicando que todo o valor foi utilizado, facilitando a identificação das concluídas.

 

 

Informações importantes

Fechamento e Encerramento de Caixa: O valor referente à carta de crédito será somado automaticamente no meio de pagamento Outros durante o Fechamento de Caixa, não sendo necessária nenhuma alteração nesse processo. No entanto, o valor referente à carta de crédito (meio de pagamento Outros) não será somado na importação do movimento de conta no Encerramento de Caixa.

 

Conclusão

A funcionalidade de Carta de Crédito no VipERP oferece uma solução prática para gerenciar títulos financeiros, permitindo que os usuários utilizem este recurso para abater total ou parcialmente o valor das vendas durante o processo de finalização. Com a prévia configuração, a ferramenta simplifica tanto o cadastro quanto o acompanhamento das operações, oferecendo flexibilidade nas formas de pagamento e facilitando a visualização das transações concluídas.

Com isso, finalizamos a apresentação, caso ainda tenha alguma dúvida sobre o conteúdo apresentado, entre em contato com a nossa equipe de suporte clicando aqui .
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Última Edição: 10/01/2025  

10/01/2025 20 Suporte VIP  Gestão, PDV  
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