Nesse tópico, abordaremos sobre emissão de boletos no sistema, se isso for do seu interesse, você veio ao lugar certo.

Para que possamos emitir um boleto pelo sistema, precisaremos seguir os seguintes passos: Primeiro, faremos login no VIP Gestão, em seguida vamos até a aba Financeiro, depois, Boleto e Títulos.

Na aba de Títulos, nós iremos ver todos os boletos que gerarmos, se for a sua primeira vez gerando um boleto, essa tela estará vazia. Clicamos então no botão Incluir, em seguida ele irá abrir uma tela para colocarmos as informações básicas do boleto, como Regra de Boleto, Cliente, Data de Vencimento e Valor. Os campos Número de Controle, Número Documento, Nosso Número, o sistema irá preencher automaticamente.

Tela de inclusão de um novo boleto
Tela de inclusão de um novo boleto

Depois de preenchidos os campos, basta clicar em Salvar, que seu boleto será lançado no sistema, se caso você for fazer mais parcelas, basta repetir o processo de acordo com a quantia de parcelas desejadas. Assim que salvo, o boleto que acabamos de criar vai aparecer naquela primeira tela de Títulos, onde podemos confirmar se ele está correto ou não.

Para continuar com a geração de boletos, precisamos pegar o arquivo do boleto e enviar para o banco validar o documento e disponibilizar ele para pagamento na agência, caixa eletrônico ou aplicativo. Para isso, vamos novamente no menu Financeiro, Boletos, mas dessa vez, vamos ir na opção Remessa.

Criação de remessa de boletos
Criação de remessa de boletos

Dentro da tela de remessas, vamos clicar em Incluir, para criar uma nova remessa de boletos e gerar o arquivo que iremos enviar ao banco. Depois, basta selecionar a regra de boletos que usamos para gerar o boleto e clicar em Consultar. O sistema irá trazer todos os boletos com status Em digitação, se acaso houver um boleto que você não queira nessa remessa, basta dar 2 cliques sobre ele para remover ele da remessa, e depois, clicar em Salvar e está pronta a nossa remessa de boletos.

Salvando o arquivo de remessa para enviar ao banco
Salvando o arquivo de remessa para enviar ao banco

Salvo o arquivo, ele vai estar em uma pastinha dentro da pasta do sistema, chamada Boletos, ao abrir a pasta boletos, teremos as pastas Remessas e Retornos, como nós queremos o arquivo de remessa do boleto, vamos abrir a pasta Remessas.

Agora, é só pegar esse arquivo e enviar para o sistema do seu banco para que ele leia a remessa de boletos e torne o documento válido para pagamento em caixas, agências e aplicativos.

Infelizmente, não vamos abordar o processo de envio de remessas dentro do aplicativo do banco por conta de cada banco ter o seu modo de envio de remessa, além de que ficaria muito extenso para este tópico e fugiria um pouco do tema.

Última Edição: 26/10/2023  

03/10/2023 117 Dener Augusto  Gestão  
Total de: 0 Votos:
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Back To Top